Apesar da comemoração, que merece, sim, muita festa, a Rede Presidente não contempla somente o passado para exaltar esta data tão importante. Não, absolutamente. O futuro sempre está nos planos de toda e qualquer empresa que almeja expandir e se perpetuar em um mercado extremamente dinâmico e competitivo. Justamente por isso, desde muito cedo, aqueles que carregam sobre os ombros a responsabilidade de conduzir a Rede Presidente pelas estradas do futuro são preparados.
Para Valdemiro Neto, também chamado de Miro e neto do fundador da Rede Presidente, o senhor Valdemiro Santos, o “Seu” Miro (como carinhosamente é chamado por todos), e filho mais velho de seu primogênito, Sandro de Miro. O jovem, que hoje está com 20 anos e atua mais ligado à Rede Mais, que é a cadeia de supermercados dos postos da Rede Presidente, diz que respirar a atmosfera empresarial desde muito cedo o ajudou a traçar seu destino e o futuro da empresa.
A Rede Presidente está com os motores roncando em comemoração ao aniversário da rede de postos de combustíveis que há 30 anos vem escrevendo seu nome na história dos motoristas sergipanos e visitantes de outros estados que passam por Sergipe, oferecendo ao público consumidor não apenas produtos da mais alta qualidade, mas também a credibilidade, a segurança e a confiança que somente uma empresa com 30 anos de estrada pode oferecer.
“Tenho 20 anos hoje, comecei com carteira assinada há três anos, mas, desde os 12 anos, durante as férias, eu já frequentava o escritório, vivia a rotina e visitava as obras com o meu avô. Trabalhando, realmente, comecei com 17 anos, assumindo a função do dia a dia, vivendo a Rede Mais”, relembra.
Miro Neto diz que optou por focar sua atenção nas lojas de varejo alimentício da empresa, devido ao fato de possuir uma afinidade com o ramo, o que, no entendimento do jovem, é fundamental para esse tipo de negócio.
“Quem entra no varejo, hoje, é porque está no sangue. Realmente é difícil. É complicado. Eu decidi vir porque gosto, passei o tempo todo da minha vida vendo meu pai, meu avô e meus tios conversando sobre isso diariamente em rodas de almoço e jantar, então eu já tenho enraizada na veia essa vontade de querer estar no varejo. E todos os diretores são bem unidos com meu avô, o chefe da família”, avalia Miro Neto.
Sobre o avô, Seu Miro, o rapaz diz possuir profunda admiração em reconhecimento àquele que começou a história à qual, um dia, ele dará continuidade.
“Para mim é um orgulho ter o nome dele estampado no meu nome, é um cara muito honesto e leal, que passa muito respeito para todos da família, assim como para os colaboradores e todos ao seu redor, pela história dele, como ele cresceu de baixo, vindo realmente de uma família muito pobre e conquistando todos os seus sonhos e objetivos, na cara e na coragem mesmo, sozinho. Hoje, podemos dizer que ele construiu o que ele idealizava no passado. Tenho muito orgulho em dizer que sou neto de Miro Santos e filho de Sandro de Miro”, diz orgulhoso.
Como o fruto nunca cai muito longe do pé, Miro Neto faz boas projeções para o futuro da Rede Mais e tem motivos de sobra para celebrar o aniversário da Rede Presidente, ante os promissores resultados que ajudou a alcançar.
“Começamos com a Rede Mais há quatro anos e temos alcançado objetivos que não esperávamos dentro desse tempo. Há mais de 25 anos estávamos exclusivamente no ramo dos postos de combustíveis e comércio de produtos e serviços para os veículos, e nunca tínhamos entrado nesse ramo das lojas de conveniências e do varejo alimentício. Estamos, com a Rede Mais, alcançando todos os nossos objetivos, mas conscientes de que podemos, devemos e vamos melhorar, para nos tornarmos uma marca cada vez mais conceituada e consolidada no mercado sergipano. Tem que ter pé no chão e trabalhar”, diz Miro Neto contemplando o horizonte.
Filho mais novo do diretor Sandro de Miro, Sandro Filho, conhecido como Sandrinho, não poupa elogios ao pai, referência maior do homem e empresário que pretende se tornar.
“Ser filho de Sandro de Miro, para mim, é motivo de grande orgulho, pelo homem ético, empresário sério, parceiro e amigo que ele é. É muito significante para mim, pois ele ajuda muito a comunidade. Meu pai é um grande amigo. Às vezes, quando vamos a eventos na casa de amigos, como aniversários, por exemplo, e ele pega o microfone e fala sobre a pessoa, eu fico admirado, imaginando em ser como ele é. Meu pai é sério, quando tem que ser sério, como todo pai, mas ele é uma pessoa brincalhona, parceiro, tem bastante amigos e as pessoas gostam muito dele. A gente pratica esportes radicais juntos. O meu pai me traz muito orgulho”, declara o rapaz.
Apesar de jovem, Sandrinho reconhece a relevância do trabalho na vida de qualquer pessoa e, ciente da importância de se conhecer o negócio com o máximo de propriedade possível, ele já arregaça as mangas para trabalhar e revela que, desde pequeno, nutre o interesse pelo trabalho, algo herdado organicamente ao vivenciar a relação do avô, com o pai e os tios.
“Nunca fui forçado a trabalhar na empresa, porém, eu via o convívio do meu pai com o meu avô e os meus tios, sempre falando sobre negócios e sempre quis fazer parte disso, porque eu sabia que o que eles estavam fazendo era algo valioso”, diz.
Para Sandrinho, poder começar na empresa como funcionário, conhecendo toda a dinâmica de funcionamento dos postos, galgando seu espaço de baixo para cima, podendo conviver diariamente com clientes e demais funcionários, é uma oportunidade gratificante e engrandecedora para dar continuidade à bela história que foi escrita pela Rede Presidente até aqui.
“Eu me enxergo como aquela pessoa que está pronta para tudo, pronta para contribuir com ideias inovadoras para ajudar a fazer o grupo crescer. Eu me sinto preparado para dar continuidade ao legado que foi construído pelo meu avô, principalmente porque tenho como base meus tios e meu pai”, conclui o jovem.